terça-feira, 29 de maio de 2012

Documentário: Botinada - A história do punk no Brasil

Botinada: A Origem do Punk no Brasil é um documentário que narra a história do início do movimento punk no Brasil, (1976 - 1984), e o paradeiro de seus protagonistas. O documentário foi produzido por Gastão Moreira e lançado pela ST2 em 2006. Foram quatro anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.


 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Documentário
Completo:                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
 DVD

  1. Introdução
  2. Quer Saber o que é Punk?
  3. Onde Começou o Movimento Punk no Brasil?
  4. A chegada da Informação
  5. Antes do Punk
  6. 1977
  7. LP's
  8. Ramones, Pistols e Cia
  9. Fitas K7
  10. Salões Punk
  11. Punk na Rádio
  12. Família
  13. Vila Carolina
  14. Primeiras Bandas
  15. AI-5
  16. Restos de Nada
  17. Condutores de Cadáver
  18. Cólera
  19. Primeiro Show Punk no Brasil
  20. Olho Seco
  21. Pontos de Encontro
  22. Gangues
  23. SP x ABC
  24. Bomba no Construção
  25. Grito Suburbano
  26. Compacto Lixomania
  27. Show no Gallery
  28. Luso Brasileiro
  29. Matéria no Estadão
  30. Salão Beta PUC
  31. Começo do Fim do Mundo
  32. Dispersão
  33. Paradeiro Atual
  34. Legado Punk              
                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
As origens do Movimento Punk
O movimento Punk surgiu nos Estado Unidos da América com a banda Ramones. Enquanto o Rock and Roll distanciava os ídolos de seu público através da utilização da mídia, o movimento Punk aproximava os líderes e demais músicos do público em geral trazendo o princípio da música super simplificada: pouco mais que três acordes que poderiam ser tocados por qualquer pessoa sem uma mínima formação musical. Isso incentivava os jovens a criarem suas próprias bandas e a saírem tocando em encontros de Punk Rock. Pouco menos de um ano depois, o Punk Rock chega à Inglaterra, influenciando muitos jovens. Na Inglaterra, o Punk encontra uma atmosfera social ideal para o seu desenvolvimento. O desemprego campeava no país e a falta de perspectiva dos jovens ajudaram o Punk a se desenvolver. Após assistir uma apresentação dos Ramones, Mark Perry abandona seu trabalho e produz o primeiro fanzine Punk, o "Sniffin Glue" (cheirando cola), que se torna rapidamente um sucesso. Ainda na Inglaterra surgem os Sex Pistols, grupo lendário de Punk Rock, que passa a usar nas suas indumentárias roupas com a suástica, símbolos fascistas e comunistas, num evidente deboche aos valores políticos de seu tempo, com o apoio de Malcom MacLaren e Vivienne Westwood. O movimento Punk desde seu início se caracterizou por uma atitude debochada frente à sociedade de consumo, desprezo pelas ideologias e pessimismo frente ao futuro da humanidade. No Brasil o Punk chegou no final dos anos 70. Naquele momento o movimento se limitava às gangues compostas por adolescentes que imitavam o movimento Punk inglês. Naquele momento surgiram bandas como o AI-5, o Lixomania e o Restos do Nada. O movimento tomou força, de fato, nos anos 80. 
Naquela época o país vivia a Abertura Política e a Anistia aos antigos exilados políticos era um acontecimento importante. Enfim, o país ganhava maior liberdade de participação e manifestação. Em 1982, o Brasil tomaria contato com o lançamento do primeiro disco Punk: Grito Suburbano que reunia grupos como Cólera, Olho Seco e Inocentes. De lá prá cá, o movimento se desenvolveu muito nas periferias das grandes cidades onde se tornou uma alternativa para os jovens.Todavia, o que vemos nos últimos tempos é uma subversão desse movimento. Os jovens não conhecem a ideologia Punk e acabam se utilizando da estética Punk para cometer atos de vandalismo e crime. 
Nada mais triste que um atendente de lanchonete ser morto por quarenta centavos, por não querer vender um pedaço de pizza a Punks que só tinham esse dinheiro. Hoje, o movimento Punk busca uma nova identidade, mas seus membros não devem esquecer o conjunto de idéias que fez parte da primeira fase do movimento: a critica social, ao capitalismo e à sociedade de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário