terça-feira, 10 de julho de 2012

É hora do Vestibular




Passar no vestibular é uma tarefa difícil e trabalhosa. Mas, com tranquilidade e uma boa base de estudos esse desafio pode se tornar mais fácil. Não existe fórmula mágica, talvez alguma sorte, mas isso é muito relativo, você não vai fazer um vestibular apenas contando com a mera sorte. O fato é que passar no Vestibular antes de tudo é sinônimo de competência e dedicação resultado de horas de estudo. 

Recetemente a revista Guia do Estudante publicou uma ampla reportagem com os primeiros colocados da UFPR, UFBA, USP, Unicamp, e UFRJ e todos dizem a mesma coisa: alta doses de determinação, boa vontade e muitas horas de estudos são as garantias de bons resultados.

DICAS PARA O VESTIBULAR:



ANSIEDADE.
Não carregue sobre os ombros as expectativas de seus pais. Já bastam as suas! O diálogo é a melhor saída para controlar a ansiedade de ser aprovado no vestibular. A ansiedade e o medo são considerados reações normais em situações aflitivas, como provas.
A adrenalina produzida pela ansiedade pode ajudar no processo competitivo, gerando iniciativa e garra para lutar. Aprender a ter controle sobre a situação em vez de entrar em pânico é a chave para um melhor aproveitamento da adrenalina. 

* AUTO-ESTIMA.
Você vale muito mais do que pensa.
Acredite na sua capacidade, estude o máximo que puder e tenha muita garra e determinação.
Esqueça aquela sensação do tipo "sou um fracassado" e a substitua por "sou um ser humano digno de receber amor, carinho e atenção. Posso realizar todos os meus sonhos porque sou capaz!"
Vale a pena enfrentar tudo com alegria e descontração porque o sistema funciona e costuma ser honesto, privilegiando apenas aqueles que estudam muito e desenvolvem sua mente. A diferença de nota entre o primeiro lugar e o primeiro reprovado, em geral, é muito pequena.

  AUTOCONFIANÇA.
Acredite em si mesmo!
A autoconfiança é um fator importante, que começa a partir da aplicação diária e intermitente aos estudos.
Se não passar no primeiro vestibular em que se inscreveu, não desanime. Afinal, a concorrência é grande.

* BRANCO.
Cuidado! Administre o branco, não fique desesperado. Às vezes, um aluno mediano, de cabeça-fria, se sai melhor nos vestibulares em função de sua calma.
Na hora da prova, a pessoa com excesso de ansiedade pode apresentar sintomas como taquicardia, distúrbios gastrointestinais, transpiração em demasia (sudorese), entre outros.
O que fazer na hora do branco? Nada!  O vestibulando deve acalmar-se, pensar em coisas boas naquele momento. Se cumpriu todas as obrigações, estudou, preparou-se, não precisa se preocupar. 

MÉTODO DE ESTUDO.
Absorver várias informações ao mesmo tempo é impossível, afinal ninguém é gênio. Não dá para ler e assistir TV simultaneamente. É preciso decidir por um ou por outro.
Quando estiver estudando uma matéria e perceber que o rendimento ou a concentração estão deficientes e o período destinado ao estudo ainda não acabou, passe para outra disciplina. A mudança de assunto favorece o aumento da atenção. 

* PROVA DO VESTIBULAR É ATUALIDADE!!!!
Cultive o lazer útil.
O hábito da leitura é fundamental para o candidato sair-se bem na prova de redação.
As provas de História e Geografia, quase sempre, baseiam-se em fatos que estiveram no noticiário — alguns vestibulares têm provas de atualidades.
Em vez de assistir à programação televisiva de baixo nível dos canais comerciais, leia — se possível, diariamente — jornais e revistas sérios, de alto conteúdo informativo.

* EXERCÍCIOS, PROBLEMAS.
Estudar Física, Matemática e Química, além das disciplinas de Humanas, sem fazer centenas de exercícios e problemas, é impossível. Só se aprende treinando.
Estude as ciências exatas fazendo uma infinidade de exercícios. A prática constante leva à mecanização de certos procedimentos que poupam um tempo precioso na hora da prova.
Prefira os exercícios com respostas. Eles lhe dão a possibilidade de rever todo o procedimento em caso de erro. E essa prática é uma forma de sedimentar conhecimentos e fixar a matéria.

* ESCREVER.
Escreva pelo menos duas redações por semana, procurando variar o estilo. Faça uma informativa, outra existencialista, e, ainda, uma histórica, modificando os temas, pois isso o ajuda a desenvolver a escrita e a articular o pensamento. Escrever bem não tem fórmula: é algo que se conquista ao longo do tempo, com muito treino.

FÉ.
Acredite sempre em Deus, que Ele o ajudará. Mas lembre-se de que Deus só ajuda a quem se ajuda, ou a quem cedo madruga. Isto é, terá de estudar muito para merecer a proteção divina.

* DECOREBA?
A maneira ideal de se guardar um conceito é por meio do entendimento e não de decorebas.
Tenha o costume de anotar as observações dos professores durante as aulas, faça resumos, marque com canetas coloridas o que mais lhe chamar a atenção. As informações são retidas em nossa memória em 18% quando ouvimos, e podem chegar a 90% quando escrevemos. Portanto, não decore, aprenda. Só assim será capaz de manipular seu conhecimento com criatividade. A tendência dos principais vestibulares é a de privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização.

 * AUTODISCIPLINA.
O tempo para o descanso e o prazer são fundamentais.
Organize seus compromissos de acordo com sua disponibilidade.
Divida seu tempo reservando um espaço para a família, amigos e lazer.
Faça uma lista de prioridades nas suas atividades e elimine as desnecessárias. 


COMO REVISAR A MATÉRIA?

 

É hora do Humor!

 

 

Reflexão rumo a vitória: Poema Invictus

"Não importa se o portão é estreito
Não importar o tamanho do castigo
Eu sou o mestre do meu destino
Eu sou o capitão de minha alma." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário